Skip to content
Atendimento: (41) 3661-2550
  • Sobre nós
  • Distribuidores
  • Blog
  • Fale conosco
  • Português
Menu
  • Sobre nós
  • Distribuidores
  • Blog
  • Fale conosco
  • Português
Facebook-square
Instagram
Minha conta
  • Entrar
Menu
  • Entrar
R$0,00 Orçamento
  • ACESSÓRIOS PARA POSTE
  • CABOS ÓPTICOS
  • CONECTIVIDADE
  • CONJUNTOS DE EMENDA
  • DISTRIBUIDORES ÓPTICOS
  • RACKS E ACESSÓRIOS
Menu
  • ACESSÓRIOS PARA POSTE
  • CABOS ÓPTICOS
  • CONECTIVIDADE
  • CONJUNTOS DE EMENDA
  • DISTRIBUIDORES ÓPTICOS
  • RACKS E ACESSÓRIOS
  • Blog
  • Distribuidores
  • Fale conosco
  • Minha conta
  • Produtos
    • ACESSÓRIOS PARA POSTE
    • CABOS ÓPTICOS
    • DISTRIBUIDORES ÓPTICOS
    • CONECTIVIDADE
    • CONJUNTOS DE EMENDA ÓPTICA
    • RACKS E ACESSÓRIOS
  • Sobre nós
Menu
  • Blog
  • Distribuidores
  • Fale conosco
  • Minha conta
  • Produtos
    • ACESSÓRIOS PARA POSTE
    • CABOS ÓPTICOS
    • DISTRIBUIDORES ÓPTICOS
    • CONECTIVIDADE
    • CONJUNTOS DE EMENDA ÓPTICA
    • RACKS E ACESSÓRIOS
  • Sobre nós
  • Entrar
Menu
  • Entrar
R$0,00 Orçamento

Blog

  1. Início>
  2. Tutoriais>
  3. Alimentação PoE em CFTV

Alimentação PoE em CFTV

  • 05/07/2016

Uma das grandes vantagens no uso de câmeras IPs é o uso da alimentação PoE (Power Over Ethernet), que permite alimentação centralizada e utilização de menos cabos. Esse é o tema desse artigo.

O padrão PoE não é exclusivo para uso em CFTV, ele foi criado há muitos anos para ser utilizado na alimentação de dispositivos que se conectam aos switches de redes, como por exemplo os telefones IPs eAccess Points (roteadores sem fio).

A ideia de alimentar um dispositivo utilizando o mesmo cabo de rede é excelente, dessa forma evitamos o uso de fontes de alimentação adicionais e também centralizamos o fornecimento de energia.

Outra grande vantagem é utilizar um UPS (também conhecido como No-Break) com baterias que alimentam um único equipamento central, que por sua vez alimenta os dispositivos das pontas.

Que dispositivo fornece alimentação PoE ?

O mais comum é o uso de switches para alimentar os dispositivos.

Temos que estar atentos ao uso do padrão universal para PoE, quando compramos um switch, devemos procurar no catálogo ou manual do produto pelo padrão IEEE. 802.3af que significa que o dispositivo possui alimentão PoE com até 15.4W por porta que na prática deve ser considerado como 12.94W por causa da atenuação do cabo de rede.

Uma câmera de CFTV do tipo box, dome ou bullet geralmente necessita uma potência abaixo desse valor de 12.94W a não ser que utilize calefator ou infra vermelho (IR) que irá aumentar o consumo.

Abaixo uma imagem com o exemplo da informação do consumo PoE em um catálogo de uma câmera IP do tipo box, podemos ver que o padrão é 802.3af e em destaque vemos o consumo máximo de 12W.

Catalogo-PoE
Alimentação PoE padrão 802.3af

Agora vamos ver um exemplo da informação da alimentação PoE de um switch de rede com 24 portas, também podemos ver em destaque que o padrão é 802.3af, porém temos um problema…

Switch-PoE

A informação de características do produto menciona algo bem comercial e mostra que possui o padrão PoE, porém não menciona o quanto há de potência disponível por porta.

É ai que pensamos: “Mas o padrão 802.3af não diz que é alimentação de 15.4W (12.94W) por porta? Não devemos entender que tendo o padrão, automaticamente possui esse valor de potência?”

padrao_

Temos que sempre nos atentar e considerar as informações de potência que entrega o switch, devemos prestar atenção nos detalhes.

network-server-room

Continuando o exemplo do mesmo switch, não podemos olhar somente no que diz o texto de venda, vamos analisar a parte técnica.

Temos que olhar o catálogo do produto e ver o quanto entrega por porta, podem ser valores menores, sendo que no máximo seria 15.4W

power-

Então, muita atenção quando for comprar um switch ou fazer seu projeto de CFTV, nesse exemplo temos uma câmera que consome 12W e um switch de 24 portas padrão 802.3af que permite utilizar 15.4W por porta, porém há o limite de 7.5W quando utilizamos todas as portas.

O que vimos, significa que se pode alimentar essa câmera no switch,porém não é possível alimentar 24 câmeras de 12W simultaneamente

Obviamente há outros modelos de switches que pemitem alimentar todas as câmeras simultaneamente com potência de 15.4W, tudo é questão de fazer os cálculos e comprar o equipamento correto.

Hora da matemática simples e rápida

Vamos fazer uma matemática rápida para entender o quanto de capacidade total tem o switch para alimentação PoE, esqueci de perguntar: você gosta de matemática, certo ? Claro, todos gostamos 🙂

Se usarmos as 24 portas do switch simultaneamente

24 portas x 7.5W = 180W

Então 180W é a capacidade máxima de potência desse switch, e para um possível projetos de CFTV IP podemos considerar instalar:

24 câmeras que consomem 7.5W cada ou 12 câmeras que consomem 15.4 W cada.

Isso na matemática considerando a saída de cada porta do switch, não se esqueça do detalhe das atenuação do cabo que derruba a potência final máxima para 12.94W, então as câmeras não podem chegar aos 15.4W na prática. Questão simples de engenharia!

Se necessitamos alimentar 24 câmeras com potência maior que 7.5W cada, então poderíamos comprar um switch com potência total maior que 180W. Há modelos que fornecem 300W por exemplo para PoE.

E assim podemos fazer nossos projetos corretamente, mas não paramos por aqui, como bons profissionais continuaremos estudando e em próximos artigos temos que falar de outro padrão PoE+.

Fonte: APRENDA CFTV

Facebook-square
Youtube
Linkedin
Instagram
Skype

Pesquisar…

CATEGORIAS

  • Curiosidades
  • Cursos
  • Dicas
  • Fibracem Opina
  • Não categorizado
  • Notícias
  • Novos produtos
  • Produtos Fibracem
  • Sem categoria
  • Tutoriais

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

  • Conheça a Reserva De Cabos Ópticos Click da Fibracem!
  • 5G será o fim da fibra óptica?
  • O QUE É GRAU DE PROTEÇÃO (IP)?
  • Como identificar e entender as Nomenclaturas de Cabos Ópticos
  • Fibracem é vítima de fraudes
FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS NOVIDADES

    Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
    • Institucional
    • Distribuidores
    • Blog
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Catalogo de produtos
    Menu
    • Institucional
    • Distribuidores
    • Blog
    • Fale conosco
    • Política de privacidade
    • Catalogo de produtos
    • ATENDIMENTO
    • Segunda à Sexta
    • Das 08:00 às 17:48
    • 41 3661-2550
    • fibracem@fibracem.com
    Facebook-square
    Instagram
    Youtube
    Linkedin
    Skype

    Matriz: R. Pérola, 434 – Emiliano Perneta Pinhais – PR
    CEP: 83325-200

    Filial e CD: Av. dos Moveleiros, 971 – Canivete Linhares – ES
    CEP: 29909-120

    Baixe o APP FIBRACEM e tenha acesso a conteúdos exclusivos!

    Disponível para Android e IOS

    Copyright 2020 © | Fibracem Teleinformática

    ×

    Orçamento

    • Português