GPON, significa Gigabit Passive Optical Network, ou Rede Óptica Passiva Gigabit, mas o que é ser uma rede passiva? Isto quer dizer que, entre a OLT e a ONU, ou seja, entre o concentrador da rede e os clientes, não existe nenhum elemento ativo/energizado.

Na GPON, diferente de outras tecnologias que usam fibra óptica, a transmissão de é caracterizada por ser assimétrica. Justamente por conta da taxa de dados no sentido downstream, ou seja, o sentido do concentrador do provedor até a casa do cliente, de 2.5 Gbps e, no sentido, upstream, alcança 1.25 Gbps. Pelo fato de possuir velocidades diferentes, ou seja, uma taxa maior no downstream e uma menor no upstream e que o sistema é caracterizado/conhecido como assimétrico.

A vantagem em se ter uma taxa assimétrica, é que ao acessar a internet a maior parte do tráfego acontece na direção de downstream. Em outras palavras, é possível atender melhor e com maior qualidade os serviços de download.

Por tanto, podemos dizer que é uma tecnologia de transmissão de alta velocidade que mais tem atraído atenção do mercado de telecomunicações, e é atualmente utilizada em soluções voltadas para o atendimento residencial e comercial que exige uma maior largura de banda.

Encontre tudo para a instalação da sua rede passiva GPON acessando nosso site, ou entrando em contato com um dos nossos vendedores através do telefone (41) 3661-2550.