“O Brasil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários”
27 de julho foi escolhido para conscientizar as pessoas da importância de estarem sempre seguras e protegidas na hora de desempenhar suas tarefas no trabalho, seja qual for a profissão e lembrar que o Brasil preza pela segurança dos trabalhadores desde 1972, quando nesta data o ministro do trabalho, Júlio Barata, decretou o serviço obrigatório de Segurança e medicina do Trabalho em nosso país.
A garantia de um trabalho seguro, depende da responsabilidade de cada funcionário e também das empresas, que devem fornecer equipamentos e condições seguras para seus funcionários.
A Fibracem se preocupa e zela pela saúde dos seus colaboradores. Acompanhe as medidas adotadas para a prevenção de acidentes nessa pequena entrevista com nosso Técnico em Segurança do Trabalho, Alexsandro Costa de Lima.
FIBRACEM: Quais os programas de prevenção que a Fibracem possui?
ALEXSANDRO: A Fibracem tem vários programas referentes a segurança, dentre eles destacam-se o PPRA e o PCMSO:
O PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) dimensiona os riscos do setor em que o colaborador está , os EPIs necessários, as ações para o controle destes e diminuição dos riscos da função.
O PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) trata da monitoração biológica, ou seja, os exames que cada funcionário deve fazer periodicamente, para garantir sua saúde, evitando assim, doenças relacionadas ao trabalho.
F: Como a Fibracem age para prevenir os acidentes de trabalho?
A: Fazemos uso correto dos EPIs, buscamos a conscientização dos funcionários (em SIPAT, treinamentos e orientações). Também trabalhamos em conjunto com a CIPA para garantir um trabalho seguro (temos funcionários cipeiros em vários setores), e em reuniões mensais, discutimos as melhorias realizadas e as próximas ações que serão feitas.
F: Quais os equipamentos de segurança do trabalho são usados na Fibracem?
A: Na Fibracem trabalhamos com luvas de proteção, protetores auditivos, máscaras para solda, respiradores, botas de segurança, óculos, entre outros, variando de acordo com a necessidade de cada setor.
F: Há quanto tempo a Fibracem adotou as medidas de segurança do trabalho?
A: A Fibracem sempre teve essa preocupação com os colaboradores desde sua fundação. Ao longo de seu crescimento, a empresa vem investindo na saúde e segurança dos funcionários, tornando a cada dia o ambiente mais seguro.
F: A segurança do trabalho influencia na produtividade da empresa?
A: Sim, pois o colaborador estando em um ambiente confortável e seguro, irá desempenhar sua função com qualidade, dando bons resultados. Quando a empresa adota essas medidas, automaticamente gera diminuição do absenteísmo e perda de produção ocasionados por fatores como fadiga, stress, entre outros.
F: Qual a importância de ter um departamento de segurança do trabalho para a empresa?
A: A segurança do trabalho tem como objetivo unir a saúde, a segurança e o bem-estar do funcionário, com medidas que minimizam ou até eliminam riscos do dia a dia. Também elaborar procedimentos que dão a certeza de que o trabalho será executado sem causar prejuízos ao colaborador e a empresa.