Entenda tudo Sobre Cordoalhas

Você tem dúvidas sobre qual cordoalha utilizar? A Cordoalha é um material de apoio utilizado em redes aéreas para a fixação dos cabos de telecomunicações e de alguns outros equipamentos. Por ser dielétrica, dispensa aterramentos e ferramentas especiais para corte.

Tipos de cordoalha

Atualmente possuímos duas opções de cordoalha, com diferentes materiais, a FRP (Fibra Reforçada Plástica) e a FA (Fibra Aramida).

Os cabos aéreos de rede precisam de sustentação, ela pode ser feita com cordoalhas de aço ou dielétrica. As de aço são mais pesadas e robustas, o que dificulta o lançamento no momento da instalação, ela também é condutora de energia elétrica e expõe o profissional a risco de alta tensão. 

Já as cordoalhas dielétricas, dispensam aterramentos e ferramentas especiais para corte, por isso, não oferece riscos de energização da rede, permitindo o desenvolvimento de trabalho dos técnicos de instalação. Leve e rígida, permite uma instalação rápida e fácil.

A cordoalha FPR é rígida, mais difícil de decapar e suporta até 1000 kgf de tração. É mais leve que as cordoalhas metálicas tradicionais, permitindo uma instalação mais rápida e fácil. Por ser rígida, na instalação e operação devem ser respeitados os raios mínimos de curvatura.

Anderson Bezerra mostra na íntegra tudo sobre cordoalhas. Confira!