Há dois tipos de perdas de potência óptica em emendas e conectores – a perda de retorno (defeitos na conexão) e a de inserção (inclusão de emendas e conectores no sistema). Para evitar perdas de retorno, os núcleos devem estar perfeitamente alinhados, ou o mais próximo disso possível. Para tal, algumas informações são importantes.
O ar na abertura entre as fibras causa reflexão de Fresnel, que acarreta em perda de 0,3 dB. Sendo mais significativa quando o sistema é baseado em laser.
A principal fonte de espalhamento e absorção de potência, é a sujeira. O uso de um kit de limpeza e o máximo de cuidado no manuseio dos acessórios é essencial para manter as extremidades das fibras limpas. Devido às suas dimensões microscópicas, o núcleo da fibra pode ser obstruído por partículas de poeira.
A importância do polimento para evitar perda de potência óptica
A qualidade do polimento nas extremidades dos ferrolhos afeta diretamente a transmissão, pois pequenas irregularidades na superfície do ferrolho causam espalhamento da radiação. Além disso, o tipo de polimento utilizado também deve ser considerado, sendo o polimento APC mais eficiente pelo fato da ponta do ferrolho ter um corte angular de 8°, o que melhora o contato, diminuindo a reflexão e as perdas de retorno e inserção. Quando a ponta do ferrolho é reta temos os polimentos PC, SPC e UPC. A tabela abaixo mostra um comparativo nos valores de polimento quando utilizado o conector SC:
Nota-se que podemos obter um desempenho parecido a do APC com um polimento UPC. Porém, é necessário um maior número de lixas e tempo de produção, mas os valores obtidos são inferiores ao APC. A perda de retorno do polimento APC é inferior do que um UPC, conforme pode ser observado na tabela abaixo. Lembrando que a perda de retorno é negativa, portanto, quanto mais alto valor melhor é o desempenho.
Outras fontes de perdas são as aberturas numéricas, diâmetro do núcleo e o sentido de propagação da radiação. A luz segue de uma fibra com maior abertura numérica (NA) para uma de menor NA a perda será maior do que o inverso. Logo, mesmo se aplica para a radiação seguindo de uma fibra com núcleo maior para outra com núcleo menor. Confira ilustração abaixo: