TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A TOPOLOGIA DE REDE BARRAMENTO

Você sabe o que é rede barramento?

Barramento, significa uma rede construída com a utilização de apenas uma única fibra óptica interligando splitters desbalanceados. Nesse caminho único todos os pontos são ligados diretamente nesse barramento em um efeito cascata.

O compartilhamento de sinal da rede PON formada por meio dos splitters desbalanceados, possui essa característica de barramento.
Para uma boa construção da rede barramento é fundamental um projeto bem estruturado e com os cálculos do “Orçamento de Potência” para cada ponto de atendimento. Isso porque deve-se ter em mente que a intensidade do sinal precisa chegar no cliente final com a menor perda possível. Para esse cálculo utiliza-se a divisão da potência do splitter desbalanceado em prol do atendimento dos clientes na ponta extrema do barramento.

Assim, podemos construir uma rede desbalanceada no modelo barramento com várias subdivisões.

Confira um exemplo de aplicação da rede PON no sistema barramento:

Mas afinal, qual é a vantagem desse tipo de rede?

A grande vantagem é a otimização no uso de cabos ópticos de menor capacidade, uma vez que apenas uma fibra é necessária para interligar as CTOs.

Outra vantagem é que com a divisão das potências do splitter desbalanceado, é possível calcular e nivelar os sinais para que assim atinjam a menor perda de sinal possível na CTO.

Também possui outras vantagens, como rapidez na construção da rede, uso de menos recursos e além de ser necessário realizar a fusão ou conexão de apenas uma fibra em toda a rede.

Mas atenção! Na prática verifica-se que também existe desvantagem no uso deste tipo de rede como por exemplo a sua manutenção, a qual pode ser complicada se não houver um bom projeto executivo (orçamento de potência), ou seja, estar atento aos valores de potência em cada trecho da rede para se localizar o defeito com rapidez e efetuar a manutenção com qualidade de modo a reestabelecer os padrões de projeto. Para tanto, muitas vezes é necessário uma equipe especializada e com conhecimento da tecnologia, mas com profissionais capacitados, isso é evitado e você tem o melhor aproveitamento desse tipo de topologia.

Conheça as facilidades da Fibracem para implementar essa rede

Possuímos produtos que já vem completo de fábrica (plug and play) com splitters desbalanceados, é só conectar e pronto!

CTO PRECON AIRCASE

A CTO AIRCASE já vem pré-conectorizada de fábrica, com o uso do CABO REFORÇADO AIRBOND o técnico precisa apenas inserir o cabo e a rede é ativada. Tem capacidade de 1 splitter desbalanceado (definido pelo cliente) + 1 splitter balanceado 1×16. Esta CTO também permite fazer o acesso convencional com cabo óptico e fusão.

CTO PRECON AIRFIT

A CTO AIRFIT já vem pré-conectorizada de fábrica, assim como a CTO AIRCASE, utiliza-se o CABO REFORÇADO AIRBOND para ativar a rede. Tem capacidade de 1 splitter desbalanceado (definido pelo cliente) + 1 splitter balanceado 1×8.

CTO NAP POP

A CTO NAP POP também possui facilidade para utilização em redes desbalanceadas. Possui internamente 1 splitter desbalanceado + 1 splitter balanceado 1×8 ou 1×16 montados em fábrica com as conexões de entrada (IN) e saída (OUT) efetuadas por meio de adaptadores e conectores SC.

Originalmente as nossas CTOs NAP NG e RE foram concebidas para serem utilizadas nas redes balanceadas, porém com a popularização das redes desbalanceadas as mesmas também podem ser utilizadas nestas redes.
Para fazer a ativação, é necessário somente fixar o splitter desbalanceado em uma posição na bandeja de fusão e efetuar as fusões da entrada com uma das fibras do cabo de acesso, fusionar a sua saída de menor potência com a entrada do splitter balanceado e por último a sua saída de maior potência com a fibra do cabo irá para a próxima CTO na rede barramento.

CTO NAP NG

Com a CTO NAP NG, o técnico faz a instalação do splitter desbalanceado e ativá-lo através de fusão. Capacidade de 1 splitter balanceado 1×8 ou 1×16 + 1 splitter desbalanceado.

CTO NAP RE

Assim como a CTO NAP NG, com a CTO NAP RE é necessário fazer a instalação do splitter desbalanceado e ativá-lo através de fusão. Capacidade de 1 splitter balanceado 1×16 + 1 splitter desbalanceado.

CABOS ÓPTICOS COM APENAS UMA FIBRA:

Ficou interessado e deseja solicitar um orçamento? Clique aqui para falar com um de nossos vendedores.

Ficou com alguma dúvida? Clique aqui para falar com o nosso suporte técnico.