Uso Militar da Fibra Óptica

A fibra óptica para uso militar inclui, desde sistemas de comunicações de voz e dados a controle sofisticados de sensores, aplicações específicas envolvendo sistemas de navegação e controle de mísseis ou torpedos guiados por cabo.

Uma das aplicações pioneiras no uso da tecnologia de fibras ópticas consiste na simples substituição de suportes de transmissão metálicos nos sistemas de comunicação de voz e dados de baixa velocidade em instalações militares. Além de um melhor desempenho em termos de alcance, banda passante e imunidade ao ruído, as fibras ópticas oferecem a esses sistemas vantagens exclusivas. Por exemplo, a informação transportada pela fibra óptica é dificilmente violada ao longo do sistema de transmissão, em razão do isolamento eletromagnético e pelas facilidades de localização de derivações de potência óptica ao longo do cabo, garantindo assim um alto grau de privacidade na transmissão de dados “sensíveis”. A fibra óptico pode ser lançada em locais de alta periculosidade como postos de combustíveis ou explosivos; o reduzido volume e peso dos cabos ópticos proporcionam importantes facilidades operacionais no transporte e instalação dos sistemas.

A fibra óptica é particularmente vantajosa em sistemas tácticos de comando e comunicações, permanentes ou móveis, interligando armamentos sofisticados e unidades militares dispersas. As conexões remotas entre um radar e a estação de processamento de sinais podem, por exemplo, ser mais longas garantindo maior segurança ao pessoal de operação.

Em sistemas de comunicações militares a longa distância, além das motivações básicas das aplicações civis (maior alcance e capacidade de transmissão), busca usufruir das suas qualidades operacionais e de segurança. Por exemplo, nos EUA um enlace óptico 147km suporta o sistema primário de comunicações para controle e testes de mísseis MX e na Coreia do Sul foi construída uma rede de comunicações tácticas com 667km de cabos ópticos.

Em nível local, uma das grandes aplicações de fibras ópticas em sistemas militares de comunicações é na realização de barramentos de dados em navios e aviões. Além da melhor performance, este tipo de aplicação das fibras ópticas tem na redução de volume e peso uma das suas principais motivações. Um avião bombardeiro, por exemplo, pode ter seu peso reduzido em 1 tonelada se em seu cabeamento interno for utilizado apenas fibras ópticas.

uso_militar_da_fibra_optica

Outra aplicação é nos mísseis teleguiados por cabo. Neste tipo de sistema, ilustrado na figura ao lado, um enlace com fibra óptica de alta resistência à tração liga (bidireccionalmente) o míssil a um centro de controle, permitindo um melhor controle da pontaria através da monitorização visual do alvo.

As qualidades das fibras ópticas como grande largura de banda, imunidade a interferências e não vulnerabilidade aos radares inimigos são essenciais a este tipo de aplicação.

Sistemas sensores com fibras ópticas também têm encontrado uma variedade de aplicações no domínio militar. Um dos mais utilizados é o giroscópio óptico que oferece vantagens: maior precisão, peso reduzido e maior segurança. A aplicação militar de giroscópios óptico inclui sistemas de navegação automática em aviões, navios, submarinos, mísseis, espaço naves, satélites, etc. Um outro sistema sensor de interesse para a Marinha é o acústico. Acoplados a redes de cabos ópticos submarinos, os sensores acústicos permitirem implantar, por exemplo, sofisticados sistemas de defesa submarina.

FONTE:

HAJAFIBRA

SISTEMASDEARMAS