O Dia do Soldador é comemorado em 23 de setembro em todo o Brasil, a fim de celebrar o trabalho destes profissionais que realizam a soldagem, fixação mecânica, parafusagem e colagem, para poder unir materiais metálicos ou de um tipo parecido e também no revestimento e na manutenção desses objetos.
A soldagem é um serviço que pode ser utilizado para diferentes necessidades, podendo unir materiais semelhantes ou não, sendo a forma mais permanente de fixação. É um trabalho onde existe muitos fatores de riscos de saúde e o profissional pode sofrer desde lesões na visão ou audição, até queimaduras ou danos respiratórios se não se proteger corretamente. Assim, um bom soldador é caracterizado tanto por suas habilidades, quanto pela responsabilidade em relação a sua integridade física. Além dos EPIs básicos o soldador utiliza equipamentos de proteção apropriados para a sua atividade, assim como alguns outros cuidados.
Por isso, nosso técnico de segurança no trabalho, Alexsandro da Costa, separou 4 dicas para execução do serviço:
- Verifique se o equipamento de solda está em boas condições: use somente um regulador de pressão específico para o gás usual e de capacidade apropriada à aplicação; conserve as mangueiras e conexões de gás em boas condições de trabalho.
- Afaste materiais inflamáveis e combustíveis.
- Use anteparos para aparar as fagulhas da solda que são as principais fontes de incêndio, como por exemplo, cortinas de solda.
- Utilize sempre os equipamentos de proteção individual como: máscara de solda, respirador com filtro adequado, avental de raspa de couro, luva de raspa com cano longo, protetor auricular tipo plug , creme com filtro solar e calçado de segurança.