A humanidade não conseguiria contar sua história sem a comunicação, isso pensando de forma literal. Sem a comunicação, não seria possível escrever nem ler esse texto, não haveria esse blog, ou qualquer outro, não existiriam: telefones, TVs, internet e quase tudo que você possa imaginar. O dia das Telecomunicações existe para lembrar-nos da importância da comunicação para a nossa estrutura social e o quanto ainda precisa ser feito para que isso se torne realidade para muitas pessoas que, por incrível que pareça, não sabem nem o que é um telefone, muito menos o que é navegar na internet e conhecer todo o seu potencial.
A importância das Telecomunicações
Desde seu início a comunicação foi evoluindo junto com a tecnologia, o Telégrafo é um exemplo disso, sendo o precursor de grandes instalações e possibilidades da comunicação à longa distância, abriu caminho para novas possibilidades e melhorias na forma de como vivíamos. Os impactos podem ser inúmeros, no mundo dos negócios, por exemplo, com a agilidade na tomada de decisão, graças às atualizações mais rápidas, o que impactou em grandes ganhos financeiros.
Com o passar dos tempos, estruturas melhores e mais eficientes foram sendo necessárias, para atender as demandas e aumentar o alcance da viagem das informações. Como uma vertente da Engenharia Elétrica as Telecomunicações surgiram com a proposta de desenvolver tecnologias e estruturas para melhorar ainda mais a comunicação, sendo em distância, velocidade e até acessibilidade (com barateamento das tecnologias).
Vivemos na era da informação, tanto de consumo como o de produção, muito disso é graças aos avanços que as Telecomunicações vêm trazendo, é possível perceber o impacto disso dentro:
- Mundo dos negócios: com as descentralizações de empresas, reuniões por videoconferência, mobilidade da informação, arquivamento de dados, atualização, etc.
- Cultura: propagação de costumes, contato com múltiplas culturas, esclarecimento com o fácil acesso a informação, etc.
- Entretenimento: Fácil acessibilidade, custos cada vez menores, grande variedade de lugares e conteúdo, maior velocidade de distribuição, etc.
Sobre a Data
A data é comemorada internacionalmente no dia 17 de maio e no Brasil no dia 5 de Abril, além da lembrança da importância, também pontua um grande acontecimento no setor de comunicação. A Primeira Convenção Internacional do Telégrafo aconteceu em 1865 em Paris, reunindo 20 países para formar a mais antiga organização Intergovernamental do Mundo. Essa organização hoje é conhecida como União Internacional de Telecomunicações(ITU).
Sobre a União Internacional de Telecomunicações
A ITU tem sua Sede em Genebra, na Suíça, e é pertencente a ONU, com a formação por todos os 193 países da Organização das Nações Unidas e mais 800 membros do setor privado e acadêmico. O papel da ITU é de garantir que o acesso na comunicação e informação alcance todas as pessoas do planeta, para isso ela determinar a padronização e regulamentação das estruturas que são usadas para comunicação, como por exemplo, ondas de rádio e satélites, criando os padrões internacionais, conhecidos como Recomendações.
Desafios pela frente
Uma das grandes questões que as telecomunicações enfrentam dificuldades é a facilidade de garantir que todas as regiões, principalmente dos países mais carentes, tenham a estrutura necessária e adequada para levar informação até as pessoas com qualidade e de forma democrática. Isso esbarra em fatores econômicos e culturais, que de alguma forma, impossibilitam a propagação do acesso livre a comunicação, tanto quanto consumo como produção.
Não é apenas o fator da estrutura que é apontado como um problema, mas a educação e orientação também, sendo que existem pessoas que tiveram pouco ou nenhum contato com os dispositivos eletrônicos ou então simplesmente são analfabetas, dificultando a possibilidade do consumo da maioria das informações.
A Fibracem em Números
Como falamos sobre a importância das Telecomunicações no desenvolvimento da sociedade, ficamos felizes que de certa forma estamos contribuindo para o desenvolvimento e ajudando a levar a internet a muitos lugares, principalmente com seus parceiros provedores. Para que você entenda um pouco sobre o quanto estamos trabalhando para isso, aqui vão alguns dados:
Por exemplo, todos os dias produzimos Cabos Ópticos:
- 45.000m/dia de Cabos Ópticos Drop;
- 40.000m/dia de Cabos Ópticos Drop Mini;
- 120.000/mês* Cabos Ópticos AS80 e 120.
*A produção é feito sob demanda, podendo haver variação entre meses.
Também levamos em conta os investimentos para melhorar e desenvolver produtos que atendam às necessidades das instalações no dia a dia, neste contexto, o nosso departamento de Engenharia determina onde investir os mais de 4% do faturamento anual, como é recomendado pela lei do benefício da informática. Sendo que em 2016 o investimento total em P&D chegou a R$1.600.000,00.
Os investimentos por região são destinadas para instituições autorizadas pelo programa, sendo a maioria universidades e institutos de pesquisa federais e estaduais. O foco está no desenvolvimento de produtos e processos. Segue a distribuição do investimento entre duas regiões:
- Investimento Nordeste (0,64%)
- Investimento Paraná mínimo (0,8%)
- Investimento Paraná máximo (1%)
Além dos investimentos, temos orgulho da nossa linha de produtos, que você pode conhecer aqui, pois é de fabricação nacional, com certificação, ótimo custo/benefício e garantia de 12 meses.
Fontes: Romanhol, Curiosocia, Idgnow, Uol, Wikipedia, ITU e FIEP