Como é feita a emenda de uma Fibra Óptica

O que é? Quais são os tipos? Qual o principal motivo de se fazer uma emenda? No artigo de hoje, conversaremos sobre como é feita a emenda de uma fibra óptica.

O que é uma emenda óptica?

Nada mais é do que uma conexão de duas fibras, que pode ser definitiva ou provisória, sendo utilizada na maioria dos casos para:

  • Ampliar o alcance de um cabo óptico, por exemplo quando é preciso conectar as fibras de uma bobina com as fibras de outra bobina para atingir distâncias maiores;
  • Mudar um tipo de cabo, por exemplo na conexão de cabos de Alimentação (Backbone, maior quantidade de fibras) com cabos de Distribuição (menor quantidade de fibras);
  • Ativação de cliente, realizando uma emenda óptica na fibra que chega ao usuário final de uma Rede FTTx, por exemplo;
  • Permitir mobilidade e manobras na rede óptica.

Mas não pense que esse processo de emenda é uma tarefa simples e/ou fácil. É preciso entender do assunto pois é muito diferente da emenda de cabos metálicos por exemplo. Entenda mais a seguir!

Quais são os principais processos de emenda óptica?

Os mais conhecidos e utilizados hoje no mundo são três! Conheça-os a seguir!

Emenda por Fusão: Como o próprio nome já diz, para realizar esse processo, é necessário fundir uma fibra óptica à outra. Para isso, é utilizado uma máquina de fusão, responsável por alinhar as fibras perfeitamente  e na sequencia aplicar um arco voltaico, responsável por fundir as duas pontas, possibilitando a continuidade da passagem de luz.

máquina de fusão
Manuseio de uma máquina de fusão para Fibra Óptica.

Emenda Mecânica: Já nesse processo, o alinhamento das fibras é feito através de estruturas mecânicas. As pontas são perfeitamente perfiladas para que a luz continue a passar. Geralmente é utilizado um gel casador de índice de refração, próximo ao índice de refração das fibras, o que diminui atenuação desse tipo de encaixe/emenda.

emenda mecanica
emenda mecânica

Emenda por conectorização: Este processo é muito parecido ao da emenda mecânica, onde duas fibras são alinhadas.

Mas a diferença é que em cada fibra, é colocado um conector óptico, que são embutidos em um acoplador óptico, que possibilita o alinhamento entre essas fibras, sem juntá-las permanentemente. A emenda por conectorização é bastante usada em acessórios ópticos, tais como os DIO, CEO, CTO, PTO entre outros passivos

emenda conectorizada
emenda conectorizada

E agora? Qual processo eu escolho?

Isso depende exclusivamente do seu projeto. Analíse bem as possibilidades, o orçamento e o que vai te trazer mais resultados a longo prazo. A principal dica de hoje é: Não importa o que for fazer, faça bem feito e use produtos de qualidade.