
A parceria:
A Fibracem, fabricante 100% nacional de produtos para infraestrutura de FTTH – fiber to the home, se juntou à chinesa Raisecom, uma das maiores empresas mundiais de soluções para redes ópticas. Empresas com forte atuação no segmento de provedores de Internet agora são parceiras, para ampliar a participação também no mercado corporativo e de data centers.
Neste primeiro momento, a companhia dará o start na parceria atuando como distribuidor nacional, sendo responsável por comercializar os produtos com ambas as tecnologias, Fibracem e Raisecom, no Brasil.
“A vinda da Raisecom deve contribuir de forma significativa para proporcionar aos clientes soluções completas, ou seja, tanto com a parte de ativos, quanto passivos para o mercado corporativo”
Eryck El-Jaick, Diretor de Planejamento e Operações da Fibracem
Para Victor Leonardo Manzan Fila, diretor comercial da Raisecom no Brasil, a parceria é uma oportunidade para potencializar a marca no território brasileiro, oferecendo projetos personalizados e customizados aos clientes.
“Juntamos as expertises da Raisecom e da Fibracem numa parceria de sucesso”, diz Victor.
A Raisecom foi Fundada em 1999, ela é uma das líderes mundiais no fornecimento de soluções completas de rede, com mais de 10 milhões de unidades instaladas em empresas e operadoras em todo o mundo. A empresa atua no Brasil há quase 10 anos, com escritório em São Paulo, mas sua sede está em Beijing. Iniciou suas operações com foco no mercado de operadoras e utilities. Cresceu de forma significativa nos últimos anos no segmento de provedores (GPON) e agora a meta é se fortalecer também no mercado corporativo e de data centers, com a comercialização de equipamentos PON LAN (POL), switches padrão Ethernet com possibilidade de suporte a IP/MPLS, além de soluções para redes definidas por software (SDN) e virtualização de funções de rede (NFV), equipamentos de otimização de fibra óptica na categoria DWDM de custo reduzido com capacidade ampliada, com nova matriz de comutação e SFP colorido sintonizável (tunable), além das conexões entre data centers (DCI). As ONTs – terminais ópticos de rede destinadas usadas nas soluções POL são plugáveis (em formato SFP), o que habilita os equipamentos da Raisecom a operar com switches de qualquer outro fabricante e em aplicações de fronthaul para o ambiente de cell sites, assegurando interoperabilidade agnóstica com outros terminais ópticos de linha (OLT) existentes no mercado. Esses equipamentos são comercializados na China e em outros países há muitos anos e agora, em parceria com a Fibracem, estarão disponíveis no Brasil de forma consistente, com estoque local e suporte pré e pós-vendas. A rede de canais para a linha de FTTH para provedores não será alterada.
A Raisecom também desenvolve equipamentos e radiobase para 5G, que serão trazidos para o Brasil nesse ano (2023).
“O início das operações da Fibracem foi no mercado corporativo, por isso estamos esperançosos em contar com toda expertise da marca, para que juntos possamos contribuir e dar mais celeridade nas melhorias que temos trabalhado para este segmento”
Afirma o executivo da Raisecom