Um estudo de benchmarking realizado pela assessoria técnica da Anatel, sobre a carga tributária dos serviços de telefonia móvel (voz) e de banda larga fixa, concluiu que infelizmente o Brasil ganha os primeiros lugares quando se trata de cobrar impostos. O estudo foi realizado com base nos indicadores usados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT).
Enquanto o país ocupa a 5ª colocação entre os maiores mercados de telefonia móvel e a 6ª posição em banda larga fixa. Mas, dos 174 países pesquisados, o Brasil apresenta a maior carga tributária e, na telefonia móvel, é a quarta maior.
CARGA TRIBUTÁRIA
Através do gráfico, conseguimos ver que mais da metade dos países possuem uma carga tributaria menor ou igual a 20%. No caso da banda larga fixa, são 140 países de um total de 174 pesquisados. Na telefonia móvel, o numero é um pouco inferior, mas ainda assim, amplamente majoritário: 116 países têm imposto igual ou menor a 20%.
PREÇOS
O estudo apontou ainda, o aumento do preço da banda larga móvel entre os anos de 2015 a 2017. Em 2015, o valor da cesta era de R$ 21,12 por 1 GBs de internet. Já em 2017, esse valor passou para R$ 50.
Para os técnicos, essa elevação pode ser atribuída ao aumento da taxa de câmbio e à retração econômica.