Cabo Óptico Autossustentado AS 80 e AS 120 Fibracem

O Cabo Óptico Autossustentado é utilizado em redes aéreas, não possui nenhum item metálico para sustentação da tração no cabo, sendo assim totalmente dielétrico (isolado eletricamente). Por sua estrutura compacta e com quantidade reduzida de fibras (até 12), é indicado para instalações intermediárias e finais em redes ópticas rurais e urbanas e pode ser lançado em vãos de até 120 metros (AS 120, ou vãos de 80 metros para cabos AS 80).

A configuração interna do cabo óptico autossustentado consiste na amarração de dois FRP (fibra reforçada plástica) junto com um tubo loose. A estrutura tipo loose consiste em entubar as fibras ópticas nuas junto com uma geleia de proteção que mantém as fibras longe da umidade. Os cabos AS podem conter 2, 4, 6, ou 12 fibras (cabos com 1, 8 ou 10 fibras sob encomenda).

A capa externa do cabo óptico autossustentado é de material termoplástico com proteção anti-UV, que impedirá a degradação do cabo exposto às intempéries. Vale ressaltar que esse cabo é indicado apenas para instalações aéreas outdoor e não possui aditivos antichamas, padrão NR.

Ao incluir o Cabo Óptico Autossustentado – AS à sua linha de produtos, a Fibracem pretende ofertar aos instaladores uma opção de cabo totalmente dielétrico, que evita descargas elétricas nas redes e também reduz o custo de instalação ao dispensar o aterramento das redes ópticas.

redes_ópticas_fibracem

Escrito por: Cleverson Luiz Weiss, Engenheiro Mecânico responsável pela Fibracem.