A demanda inicia quando há um projeto de distribuição de rede em uma determinada região (bairro, cidade ou Estado), sabendo qual é o número de assinantes estimado desta demanda que é definida pela taxa de penetração esperada na região, é necessário criar um projeto para aprovação junto à companhia de energia para utilização dos postes.
Baseado na posição geográfica e capilaridade dos clientes a serem atendidos é então definida a topologia da rede GPON (balanceada ou desbalanceada).
Portanto, o projetista de rede irá precisar calcular a potência para a topologia definida, considerando a distância até o cliente mais distante (mais crítico) e as razões de divisão do Splitter de 1° e 2° níveis para que o OLT consiga estabelecer comunicação com a ONU.
A Calculadora de Potência foi criada para auxiliar a estimativa da perda de potência na projeção da rede óptica com as CTOs AirFit e AirCase da Fibracem, auxiliando no dimensionamento da mesma, com base nas informações de entrada de potência e caixas de terminação utilizadas.
O objetivo da fórmula de cálculo é estimar a distribuição correta das instalações de CTOs estimando as perdas de potência na rede. A calculadora também contabiliza o dimensionamento do cabo por trecho percorrido, que pode ser feito com base nas características nominais fornecidas pelo fabricante.
A aplicação destina-se a ajudar a estimar as perdas de potência na rede óptica com base em seus componentes e distâncias da OLT e ONT, bem como calcular a atenuação do cabo em cada trecho entre caixas.
Indicada para projetistas ou engenheiros de rede que precisam calcular as perdas de potência devido às variáveis de comprimento de cabos e divisões ópticas (Splitter). A utilização da ferramenta no cálculo de perda de potência levará, sem dúvida, a um processo de projeto rápido e com resultados precisos. É tão simples quanto inserir as informações sobre a potência (potência de entrada, distâncias, divisores ópticos) e compará-las manualmente com a mesma situação em seus cálculos atuais.