A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) divulgou nesta sexta-feira, 26, dados sobre a base de usuários de banda larga fixa no Brasil em janeiro. Apesar de a base de assinantes ter reduzido quando comparada ao ano anterior, houve aumento no camparativo com o mesmo mês do ano anterior, de 5,33%.
O mesmo relatório informa que o uso da fibra (redes FTTx) aumentou 0,64%, para 1,23 milhão de acessos. Ainda são pouquíssimos assinantes com acesso a essa tecnologia, o que não deixa de ser algo positivo para o mercado: há muito espaço para crescimento, informação, treinamentos e melhorias, pois somente 5% do mercado está coberto.
Os dados da agência mostram que os pequenos provedores espalhados pelo país foram os que mais perderam clientes no mês. Este grupo desligou 106.396 usuários, encolhendo 4,5%. A quantidade de acessos por rádio (spread spectrum), comum entre os provedores regionais, caiu 4,6%, para 1,52 milhão.
Talvez esse seja o momento de os pequenos provedores investirem em fibras ópticas para oferecerem serviços de qualidade superior às grandes teles fora dos grandes centros urbanos, e dessa forma recuperar o mercado perdido.
Fonte: Tele.síntese