No dia 15 de agosto, comemora-se o Dia da Informática, tecnologia que, desde seu surgimento, vem revolucionando o mundo.
Foi nessa data no ano de 1946 que os norte-americanos John Eckert e John Mauchly apresentaram o primeiro equipamento eletrônico chamado de computador em todo o mundo, o ENIAC. Apesar de operar com válvulas, ele era totalmente eletrônico e processava dados com eficiência. Ocupava uma área de 180m² e tinha 30 toneladas (era tão grande que precisava de uma sala inteira para sua instalação).
Na época, foram gastos cerca de 500 mil dólares para sua construção. Seu sistema operacional funcionava através de cartões perfurados, operados por uma equipe de funcionárias do exército. Apesar de ser exibido em 1946, o computador foi acionado pela primeira vez em 1947.
Em comemoração a esse dia, resolvemos eliminar alguns mitos da informática e deixar você cada vez mais antenado.
- Não é necessário ter espaço entre o monitor e a parede atrás dele
Monitor não é geladeira. O ambiente em geral deve estar ventilado, mas não é necessário muita distância. Não é indicado ter outro monitor atrás (como acontece em muitos escritórios) porque pode haver o risco de ter interferências entre os computadores.
- O computador não gasta mais energia no momento em que liga, do que quando permanece ligado
Ao ligar não consome tanto como para superar as horas de funcionamento. O computador não é um carro, e não possui motor de arranque. Desligar economiza energia elétrica e se permanecer ligado gasta, como qualquer outro eletrodoméstico.
- Não faz mal ao computador ter algum celular por perto
Sem problema algum, no máximo um ronco provocado pela interferência de uma chamada.
- Não queima o HD se mover a CPU quando o computador estiver ligado
A força centrífuga com que gira o HD é tanta que não acontece nada ao se mover a CPU. Muito menos ainda em se tratando de um notebook, porque eles foram feitos para isso.
- Em notebooks, não é necessário acoplar primeiro o cabo de eletricidade à máquina e somente depois esse cabo a tomada
Tanto faz. Quase todos os equipamentos portáteis atuais tem proteção de curto-circuito e são multi-voltagem, podem ser ligados em tensões de 90 a 240 volts, pelo que são sumamente estáveis.
- Se retirarmos o pendrive sem ir em “remover dispositivo com segurança” não queima o dispositivo
Não vai queimar seu pendrive, justamente por que o pendrive é uma memória flash, acostumada com variações de energia. No entanto, se você estiver utilizando um HD externo que possua um disco, a queda repentina de energia pode prejudicar o aparelho. Mas no caso do pendrive, basta removê-lo em uma velocidade moderada e de forma RETA. Assim, você não precisará se preocupar se de vez em quando retirar o pendrive de forma “irregular”.
- Não existem vírus capazes de entrar via rede elétrica no computador
Os vírus nada mais são que “softwares”, e softwares só podem ser instalados em dispositivos ELETRÔNICOS com memória, e não ELÉTRICOS (como as redes de energia de sua casa). Porém existem vírus bem mais elaborados que podem afetar outros dispositivos eletrônicos (como já tivemos casos de TVs e até rádios infectados) que se instalam por meio de CDs e Pendrives.
- Desligar o computador sem ir em “iniciar > Desligar…” não prejudica a máquina
Não de forma direta. Se você desligar direto no botãozinho, não dá tempo do Windows separar os arquivos do sistema, por em ordem as DLLs, fazer um “mini ponto de restauração”, salvar seus projetos, etc… Porém não vai afetar em nada o software ou até mesmo o hardware do computador (no máximo deixar as coisas meio bagunçadas). Nada que precise se preocupar. Só não pode desligar direto no estabilizador, cortando a energia de repente, ok?
- Se o computador molhou, não estragou
O computador só estragar se for molhado quando estiver LIGADO. Caso o computador molhe (desligado), basta abrir (e se possuir conhecimentos, desmontar) o computador e deixar secar de modo natural. NUNCA seque usando secadores de cabelo ou deixe no sol, isso sim será prejudicial ao computador, mas quanto a água não precisa se preocupar, muitos técnicos inclusive lavam as peças do computador com água corrente para obter um melhor desempenho.
- Empurrar o driver de CD com as mãos, não estraga o aparelho
Na verdade os drivers de cd dos computadores (com exceção dos notebooks) são feitos para isso mesmo, eles são sensíveis ao toque, fazendo com que ele entre assim que empurrarmos, logo, se não utilizarmos força bruta, não tem problema algum!
FONTES: