A Fibracem está passando por uma transformação significativa e tem demonstrado seu compromisso com a sustentabilidade e com a responsabilidade corporativa de acordo com as boas práticas orientada pela Environmental, Social and Governance (Ambiental, Social e Governança), também conhecidas como ESG. A Carina Bitencourt CEO da Fibracem comenta: “Essa mudança representa o nosso compromisso em promover práticas socialmente responsáveis e sustentáveis, além de reforçar um compromisso ambiental, social e governamental.”
A CEO ressaltou que essa orientação estratégica é resultado de um minucioso processo de avaliação: “Acreditamos que a conscientização é uma jornada constante, e temos muito a fazer para mudar a nossa perspectiva. No entanto, nesse marco de 30 anos de história, essa iniciativa representa o nosso compromisso contínuo, evoluindo e gerando um impacto positivo em nossos colaboradores, sociedade e meio ambiente.”
Não estamos apenas preocupados com o meio ambiente, mas também com questões sociais. O gestor de BPM e planejamento estratégico, Leonardo Freitas explicou: “Nossa meta nesta nova fase é o desenvolvimento da cidadania e o impacto positivo na sociedade em que estamos inseridos.” Além disso, estamos colaborando com parceiros para monitorar questões críticas, como trabalho em condições análogas à escravidão, diversidade social e de gênero.
Também adotamos medidas concretas em relação ao meio ambiente, incluindo o monitoramento de resíduos, emissões atmosféricas e ruídos fabris. Além disso, revisamos políticas e diretrizes internas relacionadas a ESG.
Um marco significativo foi alcançado em fevereiro de 2023, quando a Fibracem foi escolhida como um case de sucesso pela Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), sendo a primeira empresa a apresentar resultados relacionados ao programa ESG promovido pelo estado. Isso pode abrir portas para que outras 1.000 empresas participem dessa iniciativa.