O ANO DA GUINADA

2016. O ano que todos querem esquecer. 2017: o ano da retomada da esperança. Mas o fato é que o Brasil está em uma bifurcação, e não adianta de nada olhar no retrovisor:de um lado a volta do desenvolvimento econômico, e do outro, o “freio”no processo de retomada que é pisado pela crise política que respinga com certeza na economia.

AQUECIMENTO DO MERCADO

O portal de notícias “Globo.com” publicou no dia 1º de junho uma material otimista sobre a recuperação econômica. Na redação do próprio “A economia brasileira voltou a crescer após oito trimestres seguidos de queda. Nos três primeiros meses de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1,0% em relação ao 4º trimestre do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em valores correntes, a economia do país produziu R$ 1,595 trilhão.”

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e é um termômetro para medir a evolução da economia. No Paraná, cuja economia é a quinta maior do País, o PIB do primeiro semestre de 2017 cresceu acima da média nacional, ficando em 1,5%. Com inflação abaixo da meta fixada pelo governo pela primeira vez em 8 anos, o Banco Central decidiu cortar os juros básicos da economia (Selic), momento oportuno para o empresariado tirar projetos da gaveta e contratar.

Segundo dados do próprio site do governo do Paraná, a produção da indústria cresceu 4% em fevereiro deste ano, e o setor de serviços registrou crescimento de 2,4% em abril desse ano em relação a março, mostra a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada em maio deste ano (2017) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

EMPRESAS LOCAIS

Enquanto uns choram, outros vendem lenços. A velha e batida frase é tão real quanto verdadeira para algumas empresas brasileiras. Não é de hoje que a crise econômica têm para a Fibracem o efeito contrário. O faturamento da empresa cresce ano a ano, o que possibilita a contratação de mão de obra: atualmente a empresa conta com 149 funcionários, um aumento de 22,13% com relação a 2014.

Assim sendo, a expansão da Fibracem acontece naturalmente e com os dois pés no chão. Em 2015 a empresa lançou 8 produtos em 4 categorias diferentes (Conjunto para Emenda Óptica, Cabos Ópticos, Distribuidores Ópticos e Acessórios para poste).

Em 2016, com o lançamento de 7 produtos diferentes, entre eles IP Cabo Híbrido, o primeiro cabo híbrido produzido totalmente no Brasil, que une transmissão de dados e alimentação elétrica, a empresa teve início a uma ascensão inversamente proporcional a queda do dólar.

Ou seja, nos últimos 3 anos, a Fibracem marcou presença no setor de telecomunicações com o lançamento de diversos produtos, em 3 categorias diferentes (Cabos Ópticos, Racks e Acessórios e Caixas de Emenda) como Cabo Óptico Drop Mini, Cabo Óptico Autossustentado AS 80 e 120Racks Parede Desmontável, Gabinete Outdoor, Distribuidores Ópticos, Mini Caixa de Emenda Óptica SVT e  Caixa Terminal Óptica CV. Lançamentos estes que foram importantes para deixar o portfólio de produtos ainda mais completo.

Tudo isso fez com que a Fibracem não se abalasse com a crise e tivesse 6 projetos de lançamentos para 2017, sendo que 3 produtos já foram lançados no primeiro semestre de 2017, confira abaixo. Para o 2º semestre estão previstos 2 novos produtos na categoria Conjunto de Emenda óptica e 1 produto para a categoria Cabos ópticos.

O produto nasceu a partir da tendência Ftth (fiber to the home) das fibras ópticas chegarem até as conexões residenciais. Com design minimalista, proporciona praticidade na montagem, pois é pequeno e leve. Leia mais

Solução simples e barata para consertos do cabo assinante em caso de rompimento.  Faz a proteção da emenda do cabo óptico Ftth através de fusão, emenda mecânica ou acoplador óptico. Além de evitar custos com a troca de todo o cabo, economiza tempo do instalador e de restituição do sinal, pois não é necessária a entrada na residência do cliente final e não perde-se tempo passando o cabo nas tubulações internas novamente. Outra vantagem está no fato de não incomodar o usuário e depender de sua disponibilidade para que seja feita a troca do cabo. Leia mais

Baseada no sistema de ponto-multiponto, viabilizando a divisão de uma única Fibra Óptica entre até 16 assinantes de forma independente. Leia mais

Conheça o portfólio de produtos de fabricação nacional da Fibracem: https://www.fibracem.com.br/produtos-2/

Fontes:

Agência de Notícias do Paraná

Globo.com

Portal Brasil