O Conceito da Fibra Apagada consiste também, em facilitar a distribuição e expansão da rede e serviços do provedor. Vamos entender melhor? Vem com a gente para mais um Blog de Fibra!
O Conceito da Fibra Apagada
O conceito da fibra “apagada” (também pode ser conhecida por dark fiber ou fibra escura), é antigo e amplamente utilizado. Consiste em uma empresa alugar de outra operadora uma das fibras do cabo óptico que não está sendo utilizada e consequentemente não tem luz passando, por isso está “apagada”. Mas por que alugariam uma estrutura que não está levando informação? É exatamente por este motivo! Como não há transmissão na fibra que está apagada, essa estrutura ociosa pode ser monetizada, ou seja, gerar receita ao provedor.
Solucionando problemas
Com a fibra apagada, quando ocorrer algum defeito na rede, o tempo que o cliente ficará sem o serviço pode ser diminuído. Pois neste caso, o provedor poderá implementar uma rede redundante ao alugar fibra de outra companhia ou utilizar sua própria. Dessa forma, o serviço mantém-se ativo enquanto conserta o problema.
Aluguel lucrativo? Depende do ponto de vista.
Muitas das vezes, esse “aluguel” não envolve valores em dinheiro e sim, uma troca de facilidades.
Por exemplo:
A empresa X disponibiliza para a empresa Y uma fibra em Florianópolis, enquanto que a empresa Y disponibiliza para a empresa X uma fibra em Curitiba. Essa troca é conhecida como “SWAP”
Com o advento e popularização do DWDM (multiplexação por divisão de comprimento de onda), começou-se uma nova modalidade de SWAP. O SWAP de comprimento de onda, onde na mesma fibra trafegam vários comprimentos de onda e várias operadoras distintas, sendo cada uma com seu comprimento de onda pré-determinado.
Burocracias da Fibra Apagada
Como sabemos, hoje em dia é muito difícil ter a liberação para instalar as redes necessárias da infraestrutura do provedor. Tendo em vista que é necessária uma autorização da Anatel e também de outros órgãos, o que pode demorar meses e até anos.
(créditos: Marco Giannetti e Rafael Yoshio Kohiyama)