Diversos clientes, de diferentes cidades do Brasil, reportaram que a rede de dados móveis simplesmente para de funcionar assim que Pokémon GO é aberto.
Depois de denúncias de clientes e jogadores de Pokémon Go, o Idec (Instituto de Defesa do Consumidor) solicitou explicações a uma operadora sobre um possível corte na internet móvel quando o jogador acessa o app.
Em nota divulgada em 12 de agosto, o Idec afirma que as denúncias são graves e sinalizam potencial de lesão ao Código de Defesa do Consumidor (CDC), ao Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações da Anatel e ao Marco Civil da Internet.
O Marco Civil da Internet não permite que as operadoras, sejam elas provedoras móveis ou fixas, limitem o acesso, independentemente do conteúdo ou do horário. O que pode estar ocorrendo é chamado de traffic shaping, uma violação à neutralidade da rede.
Fizemos um post bem completo para quem quer saber mais sobre o Marco Civil da Internet e a neutralidade da rede.
Todas as formas de controle do que é acessado são proibidas, e isso é positivo para o usuário, pois garante que não seremos impedidos de decidir o que iremos acessar, bem como pagar mais por certos conteúdos.
E se você, como muitos de nós aqui na Fibracem, também gosta de jogar Pokémon Go, segue aqui um link com várias dicas sobre como evoluir mais rápido no jogo ;D
A notícia completa sobre essa denúncia pode ser lida aqui.