Há alguns anos a Fibracem adotou as siglas (SVT e SVM) para diferenciar os sistemas de vedação de seus produtos:
- Sistema de Vedação Térmica (SVT)
- Sistema de Vedação Mecânica (SVM)
Qual é a importância da vedação?
A Fibra óptica deu um grande salto na evolução das redes de telecomunicações, devido à sua alta capacidade de transmissão aliada a facilidade da instalação. Um dos pontos que podemos relembrar é na questão da espessura do cabo, que, quando comparado ao cabo coaxial, é menor. Porém, essa redução de tamanho requer alguns cuidados para garantir a qualidade de transmissão, principalmente em curvaturas acentuadas, onde pode ocorrer atenuação nas fibras. Também é necessária uma atenção especial às emendas ópticas, caso sejam bem feitas e protegidas podem impactar em um grande ganho na qualidade do sinal.
Outro ponto que devemos sempre ter atenção é que as fibras são suscetíveis à umidade, então devem ter uma proteção adequada para suportarem as condições externas. Ao mesmo tempo, esses cuidados irão impactar na redução dos custos com manutenções corretivas.
Sobre o Sistema de Vedação Térmico (SVT)
O sistema tem esse nome por utilizar tubos termocontráteis na vedação do cabo, ou seja, necessita de aquecimento para sua correta aplicação. Esse sistema é indicado para ser utilizado em backbones e presente nas instalações aéreas ou subterrâneas. As Caixas de Emendas SVT da Fibracem possuem grau de proteção IP68, garantindo maior estanqueidade à interferências externas. A desvantagem deste sistema é a necessidade de utilização de um novo termocontrátil caso ocorra a necessidade de alguma manutenção ou ampliação, pois uma vez aquecido o termocontrátil não retorna à condição original.
Sobre o Sistema de Vedação Mecânica (SVM)
Esse sistema de vedação dos cabos é baseado na compressão mecânica de borrachas, as quais conseguem suportar grandes deformações e não necessitam de aquecimento para serem utilizadas. Presentes em instalações aéreas ou subterrâneas, as Caixas de Emenda SVM da Fibracem possuem grau de proteção IP68, garantindo a estanqueidade total do produto. Para manutenções e futuras instalações o mesmo elastômero pode ser utilizado, gerando economia e praticidade.
Como devem ser configurados os tipos de vedação das Caixas de Emenda?
Térmico
Como citado acima, esse sistema usa aquecimento para realizar a vedação do cabo, sendo necessário proteger o cabo com alumínio para evitar que o calor o danifique.
Garantir boa aderência do termocontrátil na caixa é fundamental para seu funcionamento, portanto deve-se lixar as entradas e saídas, e assim evitar que ondulações e desníveis facilitem a entrada de poeira ou água. Em caso da utilização da reentrada oval, um cuidado a mais deve estar no separador, que deve ser inserido entre os cabos para garantir a vedação.
Por último, mas não menos importante, é válido verificar se a trava entre a base e a cúpula foi fechada corretamente, garantindo o fechamento da Caixa de Emenda.
Mecânico
O processo mecânico possui instalação mais rápida que o sistema térmico, mas pede um cuidado especial com o aperto das borrachas de vedação. Além disso, é importante ter cuidado para não deixar as entradas que não estão sendo utilizadas sem os pinos plásticos de vedação. Ao fechar a caixa de emenda, deve-se verificar se a trava da base com a cúpula foi fechada corretamente para garantir a vedação e manter a estanqueidade do produto.
A Fibracem investe constantemente em inovação e desenvolvimento de novos produtos. Conheça também toda a nossa linha de acessórios e ferramentas para Fibra Óptica.