A Fibracem reconhece a importância da tecnologia na vida das pessoas, com o seu desenvolvimento e evolução, ela foi ganhando cada vez mais espaço e hoje somos praticamente dependentes dela, ao passo em que estão para transformar as nossas vidas com a Internet das Coisas e Cidades Inteligentes. Por isso acompanhamos todas as novidades tecnológicas que surgem pelo mundo e neste mês foi mais intenso, tudo por culpa do SxSW.
O South By Southwest ou também conhecido SxSW é um dos festivais mais esperados por quem gosta de tecnologia, inovação e arte. Inicialmente o evento começou como um festival de música em 1987, após algumas edições o evento cresceu e hoje vem com a proposta de estimular a criatividade e inovação entre as pessoas de diferentes áreas e interesse. O resultado desta combinação é um evento que apresenta dados impressionantes:
SxSW em Números
80mil pessoas de diversos países;
SxSW Music: 2.224 bandas, incluindo 580 grupos de 67 países;
SxSW Interactive: 3.090 palestrantes em 1.370 painéis, com 37 mil participantes vindos de 82 países;
SxSW Film: 462 palestrantes, 143 longas-metragens exibidos e 89 estreias mundiais.
(Fonte: Folha de S. Paulo)
Em 2017 a sua edição encerrou algumas semanas atrás e para variar trouxe diversas novidades no campo da tecnologia e aqui separamos as mais impressionantes.
A tecnologia que permite editar o nosso DNA
Um dos usos mais importantes e controversos que a tecnologia vem trabalhando está relacionado à saúde, até que ponto podemos estudar e alterar o nosso organismo em busca da cura de doenças ou para eliminar deficiências? Neste caso, a professora Ph.D Jennifer Doudna trouxe um avanço muito interessante no campo da medicina, a possibilidade de editar o nosso DNA. O processo é feito através de uma proteína chamada Cas9 que possibilita editar o genoma com precisão. O processo já foi testado em animais e se mostrou eficaz, porém abre uma discussão antiga, até onde podemos ir sem ferir a ética? De qualquer forma, com essa descoberta, abrimos um novo caminho para a cura de doenças genéticas.

Os carros que dirigem sozinhos
Carros que andam sem motorista não é algo tão novo, o Google, por exemplo, já tem nos mostrado essa possibilidade desde 2009, a questão é como a visão para o funcionamento destes carros surgiu nesta edição do SxSW. Ao longo de todos os painéis que mostraram carros autônomos deixaram claro, a necessidade de um intenso desenvolvimento de Deep Learning e AI para que de fato os carros consigam trafegar pelas cidades com a segurança necessária. Outro ponto discutido foi a necessidade de investir nas estruturas das cidades para que isso se torne uma realidade o quanto antes.
Tecnologia no nosso dia a dia
Um dos pontos mais interessantes em ver o avanço da tecnologia é perceber como ele está aos poucos integrando ao cotidiano. Uma coisa fantástica que surgiu nesta edição foi o painel The Smart Kitchen: Cooking Better with Technology que apresentou o Nomiku que é a primeira máquina de cozimento a vácuo e com preço acessível. Apesar de parecer um tanto antagônico, uma tecnologia com uma proposta de desacelerar, na verdade veio com um entendimento sobre novas tendências de consumo, neste caso, o slow food.
É legal ver como a tecnologia vem se transformando ao longo do tempo e cada vez mais vem trazendo soluções inteligentes.
E você? O que achou dessas inovações? Já conhecia o SxSW? Deixe sua resposta nos comentários.
Oferecemos soluções completas para quem trabalha com telecomunicações, conheça a nossa ampla linha de produtos.
Fontes: