Alimentação PoE em CFTV

Uma das grandes vantagens no uso de câmeras IPs é o uso da alimentação PoE (Power Over Ethernet), que permite alimentação centralizada e utilização de menos cabos. Esse é o tema desse artigo.

O padrão PoE não é exclusivo para uso em CFTV, ele foi criado há muitos anos para ser utilizado na alimentação de dispositivos que se conectam aos switches de redes, como por exemplo os telefones IPs eAccess Points (roteadores sem fio).

A ideia de alimentar um dispositivo utilizando o mesmo cabo de rede é excelente, dessa forma evitamos o uso de fontes de alimentação adicionais e também centralizamos o fornecimento de energia.

Outra grande vantagem é utilizar um UPS (também conhecido como No-Break) com baterias que alimentam um único equipamento central, que por sua vez alimenta os dispositivos das pontas.

Que dispositivo fornece alimentação PoE ?

O mais comum é o uso de switches para alimentar os dispositivos.

Temos que estar atentos ao uso do padrão universal para PoE, quando compramos um switch, devemos procurar no catálogo ou manual do produto pelo padrão IEEE. 802.3af que significa que o dispositivo possui alimentão PoE com até 15.4W por porta que na prática deve ser considerado como 12.94W por causa da atenuação do cabo de rede.

Uma câmera de CFTV do tipo box, dome ou bullet geralmente necessita uma potência abaixo desse valor de 12.94W a não ser que utilize calefator ou infra vermelho (IR) que irá aumentar o consumo.

Abaixo uma imagem com o exemplo da informação do consumo PoE em um catálogo de uma câmera IP do tipo box, podemos ver que o padrão é 802.3af e em destaque vemos o consumo máximo de 12W.

Catalogo-PoE
Alimentação PoE padrão 802.3af

Agora vamos ver um exemplo da informação da alimentação PoE de um switch de rede com 24 portas, também podemos ver em destaque que o padrão é 802.3af, porém temos um problema…

Switch-PoE

A informação de características do produto menciona algo bem comercial e mostra que possui o padrão PoE, porém não menciona o quanto há de potência disponível por porta.

É ai que pensamos: “Mas o padrão 802.3af não diz que é alimentação de 15.4W (12.94W) por porta? Não devemos entender que tendo o padrão, automaticamente possui esse valor de potência?”

padrao_

Temos que sempre nos atentar e considerar as informações de potência que entrega o switch, devemos prestar atenção nos detalhes.

network-server-room

Continuando o exemplo do mesmo switch, não podemos olhar somente no que diz o texto de venda, vamos analisar a parte técnica.

Temos que olhar o catálogo do produto e ver o quanto entrega por porta, podem ser valores menores, sendo que no máximo seria 15.4W

power-

Então, muita atenção quando for comprar um switch ou fazer seu projeto de CFTV, nesse exemplo temos uma câmera que consome 12W e um switch de 24 portas padrão 802.3af que permite utilizar 15.4W por porta, porém há o limite de 7.5W quando utilizamos todas as portas.

O que vimos, significa que se pode alimentar essa câmera no switch,porém não é possível alimentar 24 câmeras de 12W simultaneamente

Obviamente há outros modelos de switches que pemitem alimentar todas as câmeras simultaneamente com potência de 15.4W, tudo é questão de fazer os cálculos e comprar o equipamento correto.

Hora da matemática simples e rápida

Vamos fazer uma matemática rápida para entender o quanto de capacidade total tem o switch para alimentação PoE, esqueci de perguntar: você gosta de matemática, certo ? Claro, todos gostamos 🙂

Se usarmos as 24 portas do switch simultaneamente

24 portas x 7.5W = 180W

Então 180W é a capacidade máxima de potência desse switch, e para um possível projetos de CFTV IP podemos considerar instalar:

24 câmeras que consomem 7.5W cada ou 12 câmeras que consomem 15.4 W cada.

Isso na matemática considerando a saída de cada porta do switch, não se esqueça do detalhe das atenuação do cabo que derruba a potência final máxima para 12.94W, então as câmeras não podem chegar aos 15.4W na prática. Questão simples de engenharia!

Se necessitamos alimentar 24 câmeras com potência maior que 7.5W cada, então poderíamos comprar um switch com potência total maior que 180W. Há modelos que fornecem 300W por exemplo para PoE.

E assim podemos fazer nossos projetos corretamente, mas não paramos por aqui, como bons profissionais continuaremos estudande em próximos artigos temos que falar de outro padrão PoE+.

Fonte: APRENDA CFTV